Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Assembléia Legislativa do Paraná derruba veto do Executivo ao porte de arma para agentes penitenciários.

    Durante sessão realizada na tarde do dia 29 de março, a Assembleia Legislativa do Paraná derrubou por 42 votos a um, e duas abstenções, o veto do Poder Executivo ao projeto de lei nº 735/07, de autoria do ex-deputado Professor Luizão, que concede aos integrantes do quadro efetivo de agentes penitenciários e escolta de presos do Paraná o porte de armas de fogo.

    Não prevaleceu, assim, o entendimento do ex-governador Roberto Requião que, conforme veto aposto em 2008 considerou a iniciativa de lei inconstitucional e contrária ao interesse público.

O projeto concedendo o porte de armas seguirá agora para promulgação do governador Beto Richa. De acordo com o Regimento Interno da Assembleia Legislativa, se a lei não for promulgada dentro de quarenta e oito horas pelo governador, o presidente do Legislativo a promulgará e, se este não o fizer em igual prazo, caberá ao 1º vice-presidente fazê-lo.

    O líder do Governo na Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), liberou a bancada para que os deputados votassem pela derrubada do veto. Segundo ele, os agentes penitenciários receberão treinamento especial prévio antes da aplicação da lei, regulamentando-se rigorosamente, por parte do Governo do Estado, a iniciativa. Com isso, assegurados os cuidados necessários, o líder parlamentar acredita que a sociedade será beneficiada com mais segurança.

    A posição majoritária não é compartilhada pelo deputado Tadeu Veneri (PT), que votou pela manutenção do veto, e defendia uma discussão mais ampla da matéria. O deputado petista disse também que não será armando ainda mais a sociedade que resolveremos os nossos problemas de segurança pública.

    As razões do veto - Nas razões apontadas para o veto, o Poder Executivo assinalava em 2008 a competência privativa da União para legislar sobre condições trabalhistas, o que já tornaria a proposta contrária ao texto da Constituição. O porte de armas, além do mais, constituiria matéria específica de direito penal, pelo que a competência legislativa, neste caso, novamente seria exclusiva da União.

    Ainda ao justificar o seu veto, o ex-governador Roberto Requião salientou que a legislação federal condicionou a autorização do porte de arma de fogo para os integrantes das instituições à comprovação do requisito a que se refere o inciso III do artigo da Lei 10.826/03, ou seja, os interessados devem demonstrar a efetiva necessidade do armamento e comprovar capacidade técnica e de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo. Como estes servidores estaduais foram aprovados em concurso público em que não precisaram comprovar a referida capacidade, não poderiam agora ganhar o porte de armas.

    • Publicações1697
    • Seguidores29
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações28
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/assembleia-legislativa-do-parana-derruba-veto-do-executivo-ao-porte-de-arma-para-agentes-penitenciarios/2627833

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)